quarta-feira, 21 de outubro de 2009

SAÚDE NA ESCOLA E.I.E.B.LAKLÃNÕ

A Escola Laklãnõ em parceria com o Pólo Base de José Boiteux, pertencente ao Distrito Sanitário Especial Indígena Interior Sul, estão desenvolvendo um trabalho de Promoção em Saúde com seus alunos e professores.



No dia 3 de agosto de 2009 promoveram uma roda de conversa com 18 professores com o objetivo de promover uma reflexão sobre saúde e educação visando estimular cuidados e práticas de prevenção a carie dentária e planejar atividades de promoção de saúde bucal com seus alunos.


Entre os dias 4 e 7, os professores e a dentista discutiram o trabalho transversal de conteúdos de saúde no currículo escolar . A partir de então a dentista Drª Maria Aparecida de Araujo Guerra, tem participado de atividades com alunos de 1ª a 4ª série. Em rodas de conversa tem discutido a importância do autocuidado, do auto-exame, da escovação diária, aplicação tópica de flúor para preservar a saúde bucal, realizando a seguir escovação dental supervisionada com creme dental fluoretado, aplicação tópica de flúor e um levantamento de necessidades individuais com objetivo de identificar os alunos que carecem de tratamentos dentários e encaminha-los para tratamento.

A próxima etapa dessa parceria será a integração da enfermeira e psicóloga do Pólo Base para uma abordagem à educação sexual e reprodutiva, consumo de álcool, tabaco e outras drogas. De, pois de varia tentativa com os representantes da saúde (Pólo Base – José Boiteux), a Escola Laklãnõ, conseguiu uma vaga ou o dia todo para atender uma vez por mês os estudantes e professores da escola. Mas ainda não é o suficiente; a Direção da escola quer que a dentista pelo menos duas vezes por mês. No ultimo dia 07 de outubro de 2009, iniciou se o atendimento para os alunos de 5ª a 8ª séries, no Posto de Saúde da Aldeia Palmerinha.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

MENSAGEM DE ALUNA DA 7ª SERIE DA E.I.E.B.lAKLÃNÕ

Amigos e Companheiro,vocês professores com eu,  gostaria que le se esta mensagem de uma aluna Xokleng e faça sua refleção sobre isso. Realmente fiquei pasmo ao ler esta mensagem quando foi coloc no mural da escola. Os amigos que lerem esta mensagem e repassa para outro. Sinceramente fiquei sem palavra, porque crianças com esta idade já sente como nos professores somos desvalorizados. Diante desta mensagem não tenho mais argumento para orientar meus alunos de seguir a profissão de Magistério.