quarta-feira, 21 de outubro de 2009
SAÚDE NA ESCOLA E.I.E.B.LAKLÃNÕ
No dia 3 de agosto de 2009 promoveram uma roda de conversa com 18 professores com o objetivo de promover uma reflexão sobre saúde e educação visando estimular cuidados e práticas de prevenção a carie dentária e planejar atividades de promoção de saúde bucal com seus alunos.
Entre os dias 4 e 7, os professores e a dentista discutiram o trabalho transversal de conteúdos de saúde no currículo escolar . A partir de então a dentista Drª Maria Aparecida de Araujo Guerra, tem participado de atividades com alunos de 1ª a 4ª série. Em rodas de conversa tem discutido a importância do autocuidado, do auto-exame, da escovação diária, aplicação tópica de flúor para preservar a saúde bucal, realizando a seguir escovação dental supervisionada com creme dental fluoretado, aplicação tópica de flúor e um levantamento de necessidades individuais com objetivo de identificar os alunos que carecem de tratamentos dentários e encaminha-los para tratamento.
A próxima etapa dessa parceria será a integração da enfermeira e psicóloga do Pólo Base para uma abordagem à educação sexual e reprodutiva, consumo de álcool, tabaco e outras drogas. De, pois de varia tentativa com os representantes da saúde (Pólo Base – José Boiteux), a Escola Laklãnõ, conseguiu uma vaga ou o dia todo para atender uma vez por mês os estudantes e professores da escola. Mas ainda não é o suficiente; a Direção da escola quer que a dentista pelo menos duas vezes por mês. No ultimo dia 07 de outubro de 2009, iniciou se o atendimento para os alunos de 5ª a 8ª séries, no Posto de Saúde da Aldeia Palmerinha.
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
MENSAGEM DE ALUNA DA 7ª SERIE DA E.I.E.B.lAKLÃNÕ
terça-feira, 13 de outubro de 2009
ALMA SOBREVIVENTE NO CONTEXTO CRISTÃO, FILOSÓFICO E XOKLENG
Segundo os cristãos, a alma do homem, após sua morte, vai para um lugar preparado chamada ‘paraíso’, para esperar o dia do juízo final, aonde será julgada conforme suas obras aqui na terra. Assim, uns ganharão galardão e outros a condenação eterna. Quase com a mesma interpretação, os católicos pregam que a alma do homem após sua morte fica num lugar chamada de ‘purgatório’, para se purificar e depois serem perdoados no dia do juízo final, assim uns serões julgados conforme suas obras aqui na terra e assim ganhar seu perdão e outros a condenação eterna.
O filósofo Platão (428 a.C. - 347 a.C), acreditava que as almas migram de um corpo para outro após a morte. Assim, uma alma transmigra para vários corpos antes que o seu ciclo de perfeição chegue ao fim. Mas, conforme a sua situação, ela poderá ter diferentes formas de seres vivos. Para Platão, as almas que tiverem praticado a virtude comum, não filosófica, poderão reencarnar em animais mansos e sociáveis ou em homens honestos e virtuosos. Para ele, as almas que cometeram crimes gravíssimos e irreparáveis a punição é longa. Segundo Platão, por ter praticado a injustiça, será passada pela dor e pelo sofrimento, tanto na terra como no ‘Hades’, que é o lugar para onde irão as almas após a morte.
Com o mesmo ponto de vista dos cristãos e do filósofo, o Xokleng interpreta desde o passado remoto até os dias atuais sobre a alma após a morte na vida terrena. Segundo o depoimento coletado dos anciões Xokleng nos anos oitenta, o Xokleng acredita que existe uma vida após a morte. No ponto de vista Xokleng, o homem é um ser de duas dimensões, composta de corpo e alma. Isto confirma o que Platão afirmava sobre a idéia de duas dimensões humana. De acordo com o informante “kujá” Ulol, havia um lugar preparado para as almas daqueles que se foram desta vida terrena e que neste lugar todas as almas, tanto adultos como crianças, ficam esperando seus entes queridos que um dia vá encontrar. Enquanto esperava seus entes queridos, eles faziam seus afazeres do dia a dia ali. Para o Xokleng, a vida continua no mesmo ritmo depois da morte, significa para eles que é uma passagem da vida terrena para uma vida nova.
Sobre esta idéia de alma sobrevivente, interpreto que independente das etnias e crenças religiosas ou filosóficas, a idéia sobre a ‘alma’ ou vida após a morte, seguem o mesmo raciocínio e com a mesma ideologia, ou seja, cópia do modelo que já está no mundo com interpretações diferentes.
AUTOR: Prof. Nanblá Gakran – (Sociólogo e Lingüista)
AO CONTRÁRIO DAS AFIRMAÇÕES DOS ANTROPÓLOGOS
Com convicção e sem medo de errar, estou afirmando ao contrário das publicações já vistas sobre o povo Laklãnõ (Xokleng), acredita se que com esta nota sobre o povo, não haverá mais equívoco da parte dos pesquisadores sobre este assunto, que as novas publicações sobre o povo sejam com muita atenção para não haver mais esta inverdade.
AUTOR: Prof. Nanblá Gakran - (Sociólogo e Lingüista)
quarta-feira, 7 de outubro de 2009
LAKLÃNÕ LUTAM PARA PRESERVAR SUA HISTÓRIA
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
30 ÍNDIOS XOKLENG SE INSCREVERAM PARA PARTICIPAR DO IX VESTIBULAR PARA OS POVOS INDÍGENA NO PARANÁ
30 ÍNDIOS XOKLENG SE INSCREVERAM PARA PARTICIPAR DO IX VESTIBULAR PARA OS POVOS INDÍGENA NO PARANÁ
APURAÇÃO DOS VOTOS PARA SABER QUEM SERÁ Os FUTUROS CACIQUES REGIONAIS E PRESIDENTE
Todos os candidatos atentos para evitar fraude entre os outros candidatos. Caso se houver empate, o candidato mais velho assume o cargo de cacique. A eleição é de dois turnos. O candidato que obtive 50% e mais 1 voto válido será eleito no primeiro turno e se não conseguir vai para segundo turno. No segundo turno o vencedor é aquele que somar mais votos válidos ao seu favor e o ganhador faz festa para seus eleitores e assume como cacique após 15 dias do pleito.
CÉDULAS DE ELEIÇÃO XOKLENG EM SET/2008.
Desta forma são as cédulas para escolas de cacique para representar o povo. No passado era escolhido um ancião para ser conselheiro.
O mai importante é que tem candidatos a cacique presidente e seus vices, da mesma forma para os caciques regionais das setes aldeia existente na Terra Indígena. O povo Laklãnõ (Xokleng) está bem evoluído na escolha de seu representante.
ELEIÇÃO PARA ESCOLHAS DE CACIQUES EM SETEMBRO DE 2008
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
POVO LAKLÃNÕ (XOKLENG) COMEMORA 95 ANOS DE PACIFICAÇÃO
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
KÓZÉJ TE MĒ TÕLĒL (EDUCAÇÃO AMBIENTAL)
Estudantes Xokleng do Ensino Fundamental e Médio da E.I.E.B.Laklãnõ, se preocupam com o aquecimento global. Por isso fazem cartazes e folder na sua própria língua materna e assim distribuem para conscientizar seu povo.
ANCIÃO ZETXA MOSTRA AS FOTOS
quarta-feira, 9 de setembro de 2009
ESCOLA INDIGENA NO MUNDO DA TECNOLOGIA
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
Licenciaturas Interculturais Para Indígenas de Santa Catarina
A UFSC foi a única instituição selecionada entre a região sul e sudeste. O curso também foi aprovado na Cãmera de Ensino de Graduação da UFSC na reunião do dia 08 de julho de 2009 e o Departamento de História está sendo o pioneiro em abrigar esse gênero de curso.
quarta-feira, 13 de maio de 2009
A FILOSOFIA DO BLOG NẼNBÁ
A Filosofia do Nẽnbág é levar ao publico Leitor sobre diversos assuntos consideradas importantes que poderá interessar aos simpatisantes dos TEMAS a seguir.
O blog tratará dos seguintes assuntos:
Educação especifico intercultural e diferenciada do povo Laklãnõ Xokleng.
Organização Social no passado e atual dos Laklãnõ.
Política Social no passado e atual dos Laklãnõ.
Organização Geografico da T.I.Laklãnõ.
Lingua Materna do Povo Laklãnõ.
Dentro da mesma visão filosofica, haverá momento que aparecerá textos na Lingua Laklãnõ Xokleng. A intensão é mostrar ao leitor a forma e ortografia desta lingua que é falada por o único povo desta etnia. A lingua pertence a família linguistica “jê” do tronco Macro Jê.
NOTA SOBRE O NOME DO BLOG
Um pequeno esclarecimento sobre o nome do 'blog' NẼNBÁG.
do povo Laklãnõ (Xokleng).
ÃG ZÓGZẼ MẼ MÃ
Ãg jógzẽ mẽ nũ mẽ a mõ kabén tẽ.
Tóg te ki nã ãg vẽ a ki, jẽl te óg ze
jógpalag ké ke mũ.
Ẽ vẽ a ki óg vãnhlánlán kũ a ki vãhlál
te mẽ vég ké ke mũ.
Ãgzẽ txi te mẽ óg vãtxika mẽ tẽn nõdẽ.